O Marketing Digital é visto atualmente como uma das estratégias mais eficientes – e baratas – para auxiliar uma marca a alcançar visibilidade na internet. Ele agrega inúmeras ações e ferramentas que são utilizadas, entre outros objetivos, para estabelecer um relacionamento e conquistar a confiança dos clientes em potencial. Mas será que apenas ter um conteúdo de qualidade é suficiente para atingir as metas do negócio?

Rodrigo Oliveira, Gestor e Diretor Comercial e de Estratégias da Blob Web, empresa de comunicação empresarial digital, garante que não. De acordo com o especialista, é preciso aliar outras ações para conquistar visibilidade online e, assim, fazer com que os conteúdos produzidos cheguem ao público-alvo de maneira efetiva, fortalecendo a imagem da marca e, claro, gerando negócios.

Oliveira selecionou as cinco dicas mais importantes para que uma empresa tenha destaque na internet e um bom posicionamento frente aos concorrentes.

Tenha um site responsivo e atualizado

Uma boa visibilidade online consiste em ser mais visto no meio digital, inclusive nos principais buscadores da internet, como o Google. A internet é um canal para todas as empresas e ter um site é uma necessidade inquestionável, pois este é o primeiro passo para que a empresa seja vista no meio digital – e quem não entende essa importância corre o risco de perder boas chances de negócios e de conquistar novos clientes.

Mas atenção: é preciso ocupar esse espaço com qualidade, pois as pessoas ficam boa parte do dia online, navegando em busca de conteúdo de valor. Por isso é essencial que esse site esteja atualizado com boa programação e que seja responsivo, gere conteúdos relevantes e proporcione boa experiência aos usuários.

Entenda o processo de compra do seu público-alvo

A maior parte das empresas que não enxerga a importância de ter essa visibilidade online são as que não investem em nenhuma ação no meio digital, pois trabalham somente com as mídias tradicionais. Muitas delas, inclusive, ainda não avaliam o processo de compra de seus consumidores. O fato é que o avanço da internet transformou a forma de adquirir produtos e serviços e buscar por eles. E não existe uma receita pronta. Cada perfil de público se comporta de uma maneira, por isso é tão importante essa análise.

Dito isso e conhecido o comportamento e os interesses do cliente em potencial, o conteúdo pode ser produzido de maneira direcionada e, assim, conquistar melhores resultados e contribuir para uma boa visibilidade na web.

Defina os melhores canais para que seu conteúdo circule

Atualmente existem inúmeras ferramentas que podem ajudar a empresa a construir sua reputação digital e, consequentemente, conquistar maior visibilidade. Conhecendo o público que se deseja atingir, seu perfil de compra e os canais que o impactam mais diretamente, é possível implementar estratégias de marketing assertivas, como envio periódico de newsletter e e-mail marketing, disponibilizar e-books e infográficos, além de produzir textos para blogs e vídeos.

É preciso ter em mente que a internet hoje atua também como uma grande vitrine online e aproxima consumidores de marcas e produtos. Quando uma empresa se destaca e possui mais visibilidade, tem resultados efetivos, já que usa a tecnologia a seu favor.

Mantenha redes sociais ativas e relevantes

A presença em redes sociais como o Facebook, Instagram, YouTube ou mesmo o Linkedin são essenciais para se conquistar uma boa visibilidade online. Entre as redes, deve-se definir os melhores canais de atuação para atingir o público-alvo de forma mais eficiente e, se possível, com uma estratégia segmentada. As postagens devem ser frequentes, mas nunca exageradas – conteúdo demais também pode incomodar! Outras boas dicas são escolher os melhores horários, postar conteúdos relevantes e incentivar a interação.

E a marca, claro, deve interagir com seu público, respondendo seus elogios, sugestões e mesmo críticas com profissionalismo e atenção. Assim, é possível atrair possíveis clientes, fazer com que a marca seja mais forte, ganhar a confiança das pessoas e ter efetivamente um relacionamento com seu público-alvo. Isso faz toda a diferença para gerar mais vendas e ganhar cada vez mais espaço no mercado e em seu segmento. Através de mais visibilidade, as possibilidades de negócios aumentam.

Esteja na primeira página dos buscadores

Seguindo as dicas anteriores, as empresas certamente aumentarão sua visibilidade no meio digital, mas ainda é preciso um “algo a mais” para conquistar as primeiras posições nos sites de busca como o Google. As estratégias de SEO são essenciais para que o site ou blog corporativo conquiste essas posições organicamente. Investir em links patrocinados de plataformas como Google Adwords e Facebook Ads também é uma possibilidade.

Mas como o conteúdo é o grande diferencial nos dias atuais, o indicado é buscar tecnologias que destaquem a empresa a partir de um conteúdo de qualidade e com os termos de busca corretos. Uma das opções disponíveis atualmente no mercado é a TPI – Tecnologia de Posicionamento Inteligente, expertise inovadora que proporciona aos clientes resultados na primeira página do Google por meio da busca orgânica e a custos acessíveis.

E o que significa alcançar as primeiras páginas dos buscadores? Rodrigo Oliveira, da Blob Web, esclarece que a empresa terá mais visibilidade, uma vez que os sites que aparecem na primeira página dos buscadores são mais vistos e, portanto, mais clicados. Daí até a geração de negócios, as etapas acima listadas cumprirão a tarefa de impactar positivamente o cliente e conquistá-lo.

 

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