Quem vive no Brasil sabe muito bem que o carnaval não é simplesmente um período de festas. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a projeção da movimentação financeira do Carnaval de 2022 foi de R$ 6,45 bilhões. A tendência para 2023 é que os números cresçam.

O Carnaval atrai muitos estrangeiros para o Brasil, tornando uma ótima oportunidade para novos empreendedores, principalmente, para quem trabalha no segmento do turismo. Para o Mentor de Empresários, André Minucci, sempre é bom conhecer algumas estratégias com a ajuda de um treinamento de vendas para aumentar o lucro e atrair mais clientes.

“Com as mudanças no nosso cenário socioeconômico, a tendência é que tenhamos um mercado mais aquecido neste carnaval, em comparação ao ano passado. Para quem trabalha com turismo, uma boa ideia é oferecer serviços mais vantajosos com pacotes promocionais de viagens, com alimentação. Outra ótima oportunidade é para quem trabalha com artigos de festas, sendo um setor que tende a aumentar as vendas nessa época do ano”, comenta André.

Se você quer aproveitar o embalo da folia e lucrar, é preciso estar atento. Quer saber como aproveitar o carnaval para tirar as ideias do papel e fazer os negócios alavancarem? André Minucci dá algumas dicas; confira.

1. Faça um bom planejamento

Pode até parecer em cima da hora, mas é importante, antes de começar qualquer estratégia, fazer um bom planejamento. É um ótimo momento para buscar parcerias, participar de eventos e até treinar colaboradores para receber o público.

“Se a pessoa está em dúvida no que investir, uma boa ideia é olhar exemplos do mercado de atuação antes da pandemia. Geralmente, os comércios de alimentação (bares e restaurantes) costumam lucrar mais nesta época do ano, seguidos de transporte e hospedagens. Com a lista do que mais vende, é possível pensar em promoções e propagandas estratégicas”, comenta André.

Entre os planejamentos que podem surgir no carnaval está a decoração do estabelecimento, combos de produtos e customização de serviços. Acompanhe o calendário de eventos do seu município e busque fazer algumas ações nos locais onde acontecem os bloquinhos carnavalescos. Por exemplo, se você vende fantasias, uma publicidade em uma pousada ou perto de uma festa pode ajudar a alavancar as vendas, ou os aluguéis.

2. Invista em promoção

Depois do planejamento, você já deve saber qual produto vende mais ou qual serviço é mais procurado. Com isso, crie promoções exclusivas, com uma data limite e faça com que a pessoa se sinta especial ao adquirir aquele produto.

Imagine um copo personalizado da loja para o carnaval com um bom preço. Venda apenas algumas unidades e indique que o estoque está acabando após cada compra. Essa estratégia é chamada de senso de urgência e faz com que o cliente seja mais atraído pelo seu produto. Se ele não comprar agora, pode ficar sem.

Outra estratégia é utilizar combos, que ficam mais compensatórios do que comprar um produto avulso. Por exemplo, além do copo, o combo vem uma máscara, uma camisa e uma pulseira.

“Planos de fidelização também são bem atrativos. Se uma pessoa já é o seu cliente, você pode oferecer um produto ou serviço com uma promoção. Também invista na indicação. Se um cliente te indicar para outra pessoa, ele ganha um desconto em uma peça da loja, por exemplo”, aconselha o mentor.

Dica 3. Saiba contar boas histórias

Você já ouviu falar da palavra storytelling? Ela é uma técnica que permite a alguém contar histórias de maneira interessante e valorosa para o seu respectivo público. Tenho quase certeza que você já assistiu a algum filme da Disney. Os longas-metragens seguem um padrão, que busca prender o espectador.

No comércio a premissa é a mesma. Escolha relatos dos seus clientes e boas experiências que tiveram usando o seu produto. Outro método é criando o gatilho mental da autoridade. Se o seu produto já apareceu nos noticiários de forma positiva ou tem alguma certificação, está na hora de mostrá-lo e dizer: “Olha, somos diferentes, temos essa certificação. Não acredita? Olha esse relato”.

“O empresário também pode contar a sua própria história de vida para o público e o porquê está investindo naquele produto. Você pode até falar da experiência pessoal e de mudança de vida após usar o seu serviço. Outra dica é investir em parceria com influenciadores. Pessoas relativamente conhecidas já podem trazer bons resultados”, comenta André.

Dica 4. Esteja nas redes sociais

Atualmente, quase todas as pessoas estão nas redes sociais. A ideia do planejamento é também conhecer o seu público, a sua idade e os seus hábitos. O mundo digital contém ferramentas para entender o que os seus clientes precisam e os seus comportamentos.

“É importante investir no atendimento ao cliente. Além dos anúncios, é necessário que você esteja pronto para atender as pessoas que cheguem até o seu produto e convencê-las da compra ou da contratação do serviço”, explica André.

“Na internet, pode focar em ofertas e promoções em um único nicho. Ofertas segmentadas tendem a ter um resultado melhor. As redes sociais contam com ferramentas que ajudam a fazer campanhas de formas mais assertivas para atrair um público específico”, completa o Mentor.

André Minucci  é Mentor de Empresários.

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