Uma consequência do estresse severo e cobranças cada vez mais excessivas por entregas. Em linhas gerais e de maneira simples, é assim que podemos definir a Síndrome de BurnOut. Em termos históricos, o termo “burnout” foi inventado na década de 1970 pelo psicólogo norte-americano Herbert Freudenberger.

Quando chegamos a esse ponto, passamos a atuar de forma errônea e apresentamos sérios sinais de esgotamento, apatia e acabamos nos vendo como incapazes de sair dessa situação. Infelizmente, nos últimos anos vimos subir as taxas de afastamento do trabalho por conto do BurnOut.

Diante do cenário atual, em que o home-office se tornou uma realidade para grande parte das organizações, engana-se quem acredita que o trabalho remoto não gera tensões e esgotamentos físicos, mentais e emocionais nos colaboradores. Isso porque, por estar longe da equipe e da liderança, a pressão colocada em si mesmo em busca de resultados e produtividade é cada dia maior.

Além disso, misturar o ambiente de descanso e vida pessoal com o local de trabalho pode gerar uma sobrecarga, com muitas horas a mais de trabalho e busca desenfreada em executar diversas tarefas ao mesmo tempo.

Por isso, o texto de hoje é para ajudar gestores de times a entenderem como gerar engajamento e alta performance, sem provocar esgotamentos físicos e psicológicos em seus colaboradores, seja em home-office ou em trabalho presencial.

24 horas no ar, não dá

Sabemos que em tempos de Whatsapp, muitos de nós trabalham a todo momento. Mas é preciso que você, gestor, implique algumas regras e limites aos funcionários. Deixe claro que eles precisam de algum momento do dia para se desconectar e aproveitar ao lado da família, por exemplo. Isso pode ser restaurador;

Mexa-se

Sim, pode parecer que esse é um assunto que não compete a um gestor, mas pode fazer a diferença em seu time. Por isso, incentive que todos pratiquem alguma atividade física, seja ela qual for. Muitas vezes, uma simples caminhada ou pausa de 10 minutos para alongamento alivia a tensão de um dia intenso;

Se achar necessário, sugira a procura por um profissional

Infelizmente, um líder de time pode se deparar com um caso mais profundo e complexo. Nesses momentos, procure ser sensível e conversar abertamente com o colaborador.

Muitas vezes, vale até mesmo a indicação de um psicólogo. Hoje já existem diversas plataformas que realizam atendimentos online e com um custo mais acessível.

Por fim, se você realmente se importa com seu time, fique de olho aos sinais. Quando você notar que algum colaborador se sente oprimido ou passou a ser incapaz de atender as demandas propostas, acenda o sinal de alerta. Chame essa pessoa para uma conversa franca e deixe claro que o importante é esse se sentir bem. Afinal, somente assim ambos os lados podem crescer.

Sobre o Autor
Rodolfo Carvalho é CEO da Incentivar.io, primeiro software de incentivo do Brasil, a Incentivar é a primeira Incentivetech da América Latina, que tem como objetivo transformar o mercado de incentivo e experiência de marca.

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