O que é Virtualização de Serviços e como funciona na prática?

O que é virtualização de serviços

A virtualização de serviços permite a o teste do desempenho de aplicações em ambiente virtualizado sobre a qualidade no atendimento para o cliente e potenciais prejuízos com despesas indenizatórias ou legais, por exemplo, que podem inviabilizar uma empresa.

O desenvolvimento de novos softwares é parte essencial da transformação digital e vem sendo aprimorado dia após dia, com as equipes de qualidade atentas às necessidades do negócio. Mesmo assim, certas empresas não observam como o lançamento de seus produtos digitais impactam nos números da companhia. Se não houver testes, então, o resultado pode ser desastroso, culminando em produtos com baixa qualidade para o cliente e que causam ainda mais despesas. Uma das saídas mais vantajosas e autônomas para a solução desses problemas é a virtualização de serviços.

A solução consegue realizar, na etapa de desenvolvimento e testes, a simulação de várias aplicações reais em um ambiente só, de forma contínua, economizando o uso de servidores físicos, custos de software e trabalho manual para manter os ambientes atualizados. A ideia é não precisar “rodar” as dependências reais, mas sim uma simulação das funções ou comportamentos necessários, em um servidor local ou na nuvem, o que pode entregar melhores resultados antes de seu lançamento.

“Seja no setor que for, em companhias aéreas, hospitais, empresas automotivas, de telecomunicações ou bancos, os softwares são fundamentais e a virtualização de serviços traz mais qualidade para a execução perfeita desses desenvolvimentos”, comenta Rogério Athayde, CTO da keeggo, fornecedora de soluções de tecnologia.

Por meio de uma parceria que já soma mais de três anos, a keeggo oferece consultoria às empresas que fazem uso da virtualização de serviços da Parasoft, fornecedora de Softwares especializados em testes, fazendo a comunicação entre os clientes e o parceiro. “A solução remove as barreiras que impedem os times de testar as aplicações de forma eficiente e dentro do prazo estipulado para as entregas. Tal agilidade contribui e muito para o desenvolvimento de novos produtos e, claro, para os negócios”, explica Renato Putini, Diretor de Vendas para Américas da Parasoft.

Como funciona a virtualização de serviços na prática?

Para exemplificar a atuação da virtualização, podemos usar o cenário de um banco. Um internet banking acessa mais de 40 aplicações, como a do cartão de crédito, da conta corrente, de financiamento, etc., naturalmente conectadas umas às outras. Para testar a performance de algumas delas, fazer a operação do pagamento de um boleto, por exemplo, é preciso ter um ambiente de teste rodando a aplicação inteira, levando em consideração as demais aplicações a quais ela está conectada.

Uma equipe de testes pode não precisar da aplicação inteira. Ainda usando o banco como exemplo, imaginemos que o time queira testar apenas a emissão e o bloqueio de cartões de crédito. É aí que a virtualização se torna uma solução de verdade: ao simular o software on-premise ou na nuvem, ela é capaz de isolar cada serviço e testá-los individualmente, e não rodar a operação real completa apenas para verificar uma ou outra vertente. A equipe, portanto, ganha tempo e reduz o trabalho mais manual.

“Imagine esses ambientes de teste duplicados de sete ou oito vezes em uma empresa, demandando servidores físicos, virtuais ou ‘contêineres’, custos de hardware e software e trabalho humano para a manutenção. Sem contar com a complexidade de fazer o mesmo teste todo mês e ter despesas com o processo. Um procedimento que poderia ter sido feito em dois dias de trabalho acaba levando de cinco a oito, o que se desdobra em um produto final com defeitos e que não foi testado apropriadamente”, comenta Putini.

Os especialistas também reforçam que, para implementar a solução a tempo no desenvolvimento de projetos, é importante ter um olhar para a antecipação dos problemas. Isto é, que os times se atentem para a identificação de defeitos e falhas nas primeiras etapas, praticando o já conhecido shift-left, prática na qual se antecipam os testes logo no início de um projeto para reconhecer e corrigir os erros em um ambiente controlado. Ao se adiantar, as equipes reduzem o desperdício de trabalho manual e têm menos despesas tendo que reproduzir todo o problema, se for o caso.

“Dessa forma, as companhias que não investem em excelência de software acabam se deparando com cenários complexos, custosos, improdutivos, morosos e manuais. Graças à virtualização de serviços, as empresas de diversas indústrias podem automatizar seus processos, melhorar a qualidade do seu aplicativo e acelerar os negócios, proporcionando vantagem competitiva para a companhia”, finaliza o CTO da keeggo.

 

Sobre a keeggo

A keeggo é uma consultoria de tecnologia que atua em toda a cadeia de valor dos clientes com soluções nas áreas de cibersegurança, qualidade de software, desenvolvimento e performance de aplicações auxiliando empresas e startups em suas iniciativas de transformação digital.


Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Web Empresa
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.